Detran DF IPVA

Você quer saber tudo sobre o Detran DF IPVA? Se a resposta é sim, este artigo foi feito para você. Ao longo deste conteúdo vamos falar:

  • Detran DF: IPVA como consultar
  • Detran DF: IPVA como pagar
  • Detran DF: IPVA boleto
  • Detran DF: IPVA multa
  • Detran DF: IPVA DPVAT
  • Detran DF: IPVA licenciamento
  • Detran DF: IPVA parcelamento
  • Detran DF: IPVA imprimir

Continue lendo até o fim para saber todos os detalhes sobre cada um dos desses pontos.

Detran DF IPVA


Detran DF IPVA consulta

É possível, para os donos de automóveis registrados no estado do Distrito Federal, consultar o valor do Detran DF IPVA e realizar o pagamento em toda a rede bancária.

É possível realizar a busca pelo IPVA diretamente nas agências, pela internet ou nos terminais de autoatendimento. Para isso é preciso fornecer o número do Renavam do veículo.

Além disso, é possível verificar o valor do seu IPVA diretamente no portal da Secretaria da Fazenda, inserindo a placa do veículo e o número do RENAVAN.

O proprietário tem a possibilidade de pagar o imposto com desconto, em cota única, ou fazer o pagamento parcelado.


Detran DF IPVA como pagar

Antes de qualquer coisa é preciso saber o valor venal do veículo.

Para saber isso, você precisará ter em mãos o modelo e ano do seu automóvel e consultar a tabela.

Após isso, aplique a alíquota sobre o valor venal, como no exemplo a seguir:

  • Alíquota: 4%
  • Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 20.050)
  • Cálculo: 20.050 x 0,04 (R$ 802 é o valor que será cobrado no IPVA)

Carros de grande porte, como caminhões, pagam 1,5% em cima do valor venal. Já os utilitários (cabine simples), quadriciclos e similares, motonetas, motocicletas, micro-ônibus e ônibus recolhem 2% sobre o valor venal.

A multa de 0,33% por dia de atraso e juros para as pessoas que não recolherem o imposto com base na taxa Selic.


Detran DF IPVA boleto

Geralmente o boleto do Detran DF IPVA é enviado para a residência do contribuinte.

Para quem não recebeu ou perdeu o documento, é possível tirar a segunda via pela internet, no site da Secretaria de Fazenda ou presencialmente nas agências da Receita do Distrito Federal.

Para pagamentos à vista, poderá haver um desconto de 5%. Já para parcelar o pagamento e até 3 vezes – sem redução de valor –, é preciso ficar bastante atento ao vencimento, pois após a data do vencimento não é mais possível parcelar e você ainda estará sujeito a multas e juros.


Detran DF IPVA multa

O Detran IPVA DF é um tributo estadual que incide sobre os brasileiros que têm um veículo registrado em seu nome.

Deixar de pagar este imposto pode trazer consequências negativas, como restrições no CPF, multas, apreensão do veículo e a inscrição em dívida ativa.


Detran DF IPVA DPVAT

Através do site do Detran DF DPVAT você poderá acessar todas as informações necessárias sobre o seu automóvel, e assim colocar o DPVAT em dia.

O processo é bastante simples e em poucos minutos você pode resolver tudo. Para ajudar ainda mais, preparamos um passo a passo para realizar a consulta do Detran DF DPVAT. Confira:

Passo 1: Clique aqui para entrar no site do Detran DF;

Passo 2: Depois de abrir o site basta informar o número do Renavam e da Placa do veículo a ser consultado. Logo em seguida, após preencher os campos, clique no botão “Consultar”.

Passo 3: Depois de clicar no botão “Consultar” o site buscará as informações e exibirá na tela todos os débitos interligados ao automóvel consultado.


Detran DF IPVA licenciamento

Utilize o site do Detran para escolher com antecedência qual unidade do Detran DF você ou o motorista prefere retirá-lo.

Assim, você pode conseguir retirar o licenciamento de forma bem mais prática. Acompanhar o andamento da emissão do CRLV pelo site.


Detran DF IPVA parcelamento

Motoristas com débitos podem parcelar os valores no cartão de crédito. O parcelamento vale para multas, seguro obrigatório, certificado e registro de licenciamento.

O parcelamento pode ser realizado tanto em uma unidade presencial vinculada ao Detran DF IPVA ou pelo programa ParceleTudo.

Na aba parcelar online do site ParceleTudo é possível selecionar quais tipos de serviços serão parcelados. Além disso você pode escolher se o pagamento será à vista ou no cartão de débito.

Detran DF IPVA parcelamento


Detran DF IPVA imprimir

Ainda pelo portal, o motorista poderá imprimir a Autorização de Circulação no DF. O certificado possui a validade de 60 dias.

Depois de ver todas essas informações sobre o Detran DF IPVA você estará bem mais preparado para regularizar a sua situação ou se antecipar e realizar os pagamentos antes da data de vencimento – e não ter preocupações.

Detran-DF

O Detran-DF é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.