CNH Digital DF

Veja neste artigo como funcionam os procedimentos para tirar a CNH Digital DF

A CNH Digital é uma tecnologia que foi criada para facilitar, de fato, a vida do cidadão.

Desenvolvida pelo Detran, a ferramenta surge com uma proposta simples: substituir, de forma opcional, a tradicional carteira de habilitação que conhecemos.

Assim, com a nova ferramenta o usuário pode acessar as informações a respeito da sua carteira de habilitação diretamente de seu dispositivo móvel, garantindo praticidade e rapidez em processos burocráticos.

A tecnologia sempre foi uma aliada do cidadão, trazendo serviços simples e atendimento rápido que podem ser feitos diretamente pela internet.

Dessa forma, a CNH Digital vem como uma evolução dos processos tecnológicos, dentro de um plano de melhorias do Detran.

A novidade já vem ganhando notoriedade e no Distrito Federal já conquistou diversos condutores que buscam por praticidade.

Quer saber como essa ferramenta funciona? Então continue lendo este artigo e saiba tudo que CNH Digital DF pode te oferecer!

CNH Digital DF


CNH Digital Detran DF

Responsável pelo documento eletrônico, o Departamento de Trânsito busca, cada vez mais, facilitar a vida do cidadão.

Sendo assim, desde 2018 este órgão vem propondo soluções simples de atendimento para que o condutor não perca tempo com burocracia.

De forma geral, o Detran é quem organiza, processa e avalia as solicitações da CNH Digital DF com a ajuda do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).


CNH Digital DF Denatran

Como você pôde ver no tópico anterior, o Denatran atua junto aos Detrans locais na coordenação e emissão da CNH Digital DF.

Dessa forma, é através da plataforma eletrônica do órgão que o usuário tem acesso a informações, dados e aos pedidos de requisição do novo documento.

O Portal de Serviços do Denatran é a plataforma oficial pela qual o usuário consegue solicitar a ativação da CNH Digital DF.


CNH Digital DF como funciona

Em linhas gerais, a CNH Digital DF atua como uma versão substituta da tradicional carteira de habilitação, com o diferencial de ser online e não precisar de internet para acessá-la.

A CNH Digital DF pode ser utilizada através do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” e possibilita ao condutor o acesso simplificado e rápido às principais informações do seu documento oficial; e o melhor de tudo, ela também possui o mesmo valor jurídico do que a versão impressa.

Sendo assim, este documento é para aqueles que buscam por praticidade no dia-a-dia e que não gostam de se prender a documentos físicos que, com facilidade, podem sumir ou acabar se deteriorando.


CNH Digital DF cadastro

A CNH Digital DF foi pensada para tornar o dia-a-dia do cidadão mais simples e até mesmo o seu cadastro funciona dessa forma.

Com apenas alguns cliques, o processo de solicitação pode ser feito, diretamente do computador ou smartphone, sem que o usuário saia de casa.

Assim, para que o condutor consiga a CNH Digital DF, é necessário:

  1. Verificar se a carteira de habilitação está atualizada – com o QR code no verso;
  2. Acessar o Portal de Serviços do Denatran;
  3. Cadastrar-se na plataforma;
  4. Ativar a CNH Digital DF, no menu lateral, e aguardar a confirmação por e-mail;
  5. Instalar o app “Carteira Digital de Trânsito”;
  6. Fazer login com o CPF e o código de ativação;
  7. Criar uma senha e acessar o aplicativo, onde a carteira de habilitação estará disponível.

O processo é simples e não requer muito tempo.

Dessa forma, o cidadão garante o seu documento eletrônico e consegue acessar todas as informações e serviços que precisa diretamente da tela do celular.


CNH Digital DF aplicativo

A nova documentação pode ser utilizada através de um aplicativo desenvolvido pela Serpro, disponível nas principais lojas de aplicativos do mercado.

O app “Carteira Digital de Trânsito” pode ser instalado em sistemas Android e iOS, de forma simples, sem ocupar muito tempo do condutor.

Sua interface é didática, garantindo que as principais funções sejam encontradas com facilidade, exibindo, principalmente, o certificado online da CNH Digital DF diretamente na tela.

CNH Digital DF aplicativo


Baixar CNH Digital DF

Como mostrado no tópico anterior, a instalação do app da CNH Digital DF é simples e não requer muito do condutor.

Além disso, o aplicativo pode ser encontrado facilmente nas lojas de app dos principais sistemas de celular, seja Android ou iOS.

Assim, para instalar a aplicação basta pesquisar na barra de buscas por “Carteira Digital de Trânsito” e baixar o app fornecido pela Serpro – desenvolvedora de softwares do Governo.


Ativar CNH Digital DF

No passo a passo deste artigo, foi possível ver que a ativação da CNH Digital DF pode ser feita através do Portal de Serviços do Denatran.

Portanto, para ativar o documento digital o usuário deve se direcionar para a aba de ativação e acessar a área destinada ao usuário.

Feito isso, basta preencher os dados solicitados e aguardar o e-mail de confirmação com o código de acesso ao app – que deve ser utilizado na hora de fazer o primeiro login na plataforma.

Detran-DF

O Detran-DF é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.